13.5.09

MAURO SANTANA - Curitiba - Pr.


Olá Amigos!

Sou Curitibano nascido em 1980, sendo que apartir de 1985, comecei assistir as provas de Opala Stock Car que a Bandeirantes transmitia em Interlagos, eu realmente amava aquela categoria e aquela pista, que só era superada pela F1.

Infelizmente eu não conheço Interlagos pessoalmente, e lembro bem das reportagens que nos eram mostradas nos tele jornais da época, mas, para a criança que eu era, quando perguntei ao meu pai o que haviam feito com a pista, foi uma das respostas mais tristes que já ouvi na vida.

Comecei perguntando das curva 1 e 2, e ele me respondeu que não teria mais!

E a ferradura, perguntei, e ele também respondeu que não teria mais!
Aí que eu fiquei mais triste ao ponto de começar a chorar, porque, poxa, a ferradura era a curva que eu mais gostava, numa pista linda e fantástica, na qual fazia parte das minhas pistas que eu criava para brincar com meus Matchbox no tapete da sala.
Lembro daqueles guard-rail pintados em preto e amarelo, daquela visão que a câmera pegava de frente para o retão com aqueles pontilhados no meio da pista, e com a saída da curva 2 mais alargada para a entrada do retão.
Realmente os meus domingos à tarde quando haviam Opala Stock Car em Interlagos eram perfeitos, completos!
O que me deixou mais frustrado em 1990, foi o fato de que eu nunca mais poderia conhecer aquela pista que eu sonhava um dia poder estar presente em carne e osso, ver as curvas 1 e 2, o retão, curvas 3 e 4, a (especial) curva da ferradura, lago, reta oposta, sol, sargento, laranja, pinheiro, cotovelo, mergulho, junção, e a seqüência passando pelo café até a linha de chegada.
Percebam a descrição deste magnífico traçado, a magia que ele nos passa, mesmo que para mim e tantas outras pessoas seja somente por fotos e vídeos antigos, e comparem com o traçado atual, tem comparação?
O traçado de Interlagos de 1990 até os dias de hoje ficou sem sal, e limitadíssimo, como pudemos ver na Le Mans Series 2007, maquinas fantásticas numa pista simples.
E a Stock Ca com uma etapa no traçado antigo, e uma etapa no anel externo, eu sempre imagino como seria fantástico!
Sou fã do Ayrton e nunca o culpei de qualquer coisa que ocorreu na reforma, mas deveriam ter preservado tudo, pois era simples, manter as curvas 1 e 2 e fazer um retorno entre o retão e o início da reta oposta, simples, peguem um mapa do traçado antigo e vejam com seus próprios olhos, ficaria parecido com o que existe em Suzuka, preservaria tudo, e aproveito para deixar aqui a minha sugestão!
Mas sabemos que a intenção dos poderosos da F1, era detonar Interlagos para que a Indy não desembarca-se aqui no Brasil, na minha opinião, que a F1 continua-se no Rio, assim, teríamos Jacarepaguá e Interlagos Inteiros, e não desfigurados!

Agora eu fico imaginando estes Senhores que pilotaram no Templo, a dor e a saudade daqueles dias inesquecíveis numa pista completa e extremamente técnica e sinuosa, para muitos o verdadeiro quintal de casa!
Sou uma pessoa que defendo e preservo muito as coisas antigas, pois sou de uma geração que pode assistir corridas em pistas clássicas que faziam parte no calendário da F1 até o final dos anos 80, e Interlagos faz parte e deve ser reconstruído e preservado!
Espero por esta notícia desde 1990, e já estou começando a correr atrás de assinaturas, para, juntos, reativarmos e deixarmos o traçado original "exatamente" como ele sempre foi e sempre deverá ser!
Peço por gentileza para ser informado do andamento das obras!
Parabéns!!!!!

Grande abraço!

Mauro Santana

Nenhum comentário: